Feito com Paixão, Consumido com Prazer

Navegue

O Terroir Villaggio Bassetti

Condições especiais que geram vinhos intensos e elegantes. Conheça o terroir da Serra Catarinense e por quais motivos as coxilhas, o solo, a altitude, o clima e o frio são os grandes maestros responsáveis pela elaboração de rótulos formidáveis.

Vinhos de altitude

Quando procuramos o lugar ideal para implantar nosso projeto vitivinícola, tínhamos em mente encontrar a melhor região com possibilidades de mostrar que é possível produzir vinhos de grande qualidade no Brasil. A região pela qual optamos, depois de avaliar por quase quatro anos, foi a Serra Catarinense, mais precisamente, São Joaquim, conhecida nacionalmente pelo frio e pela qualidade de sua maçã.

A altitude é uma das variáveis que influenciam o clima. A latitude, a distância do Oceano Atlântico, a proximidade com rios e cadeias de montanhas também determinam a direção dos ventos, a umidade, a neblina, o granizo, a geada e até a neve. Além das imponderáveis explosões solares a que estamos sujeitos. E todas estas condições são variáveis e precisamos analisar as séries históricas para saber definir o local ideal, considerando ainda questões econômicas e de logística.

O lugar que escolhemos, na Latitude 28° 13’ e Longitude 49°59', no município de São Joaquim, tem altitudes variando em 1.230 e 1.300 metros sobre o nível do mar. A distância exata de 100 km do Oceano Atlântico e 23,4 km do Rio Pelotas, divisa com o Rio Grande do Sul, sempre em linha reta, determinam um clima com chuvas entre os meses de junho e novembro. No início deste período o frio determina a dormência das plantas e partir do final de agosto e início de setembro, a chuva contribui para a brotação das videiras.

"A altitude traz o frio, o frio ajuda a fazer o bom vinho."

Joelmir Grassi, Enólogo
  • A 100km de distância do Oceano Atlântico e 23,4km do Rio Pelotas
  • Entre 1230m a 1300m sobre o nível do mar
  • São Joaquim, SC, BrasilCidade
  • 28°,3’  49°,59’Latitude Longitude

O verão é determinante para diferenciar a região escolhida: seco e ameno! Chove pouco entre os meses de janeiro e maio, menos ainda na época da colheita que inicia no final de março e se estende até o início de maio. Apesar de dias quentes, podendo chegar a 29°C, as noites são frescas, com temperaturas que chegam aos 6°C, mesmo em janeiro. Esta variação é determinada pela altitude e talvez seja a mais importante definição de clima de altitude, embora outras variáveis ocorram.

Estas condições climáticas é que permitem que os vinhos que produzimos sejam intensos de aroma e sabor, encorpados e com acidez pronunciada. Nestas condições conseguimos colher uvas que, apesar de bem maduras, mantém uma excelente acidez. Permite ainda que nossos vinhos tenham ótimo teor alcoólico sem nunca precisarmos adicionar açúcar de outra fonte além do natural produzido pela própria uva.

Assim, o equilíbrio dos nossos vinhos, definidos pelo tripé álcool-estrutura-acidez sempre se mantém, além de proporcionar que tenham uma longa vida quando bem armazenados.

Além dos fatores climáticos, o homem também ajuda a definir o terroir. A dedicação de todos os envolvidos, o cuidado com as pessoas, com a natureza e com as videiras é que nos permite afirmar que fazemos nosso vinho com paixão. Desde a primeira muda plantada, em 26 de setembro de 2005.

Saúde!